Synthpop é um estilo de música em que os teclados e sintetizadores são  os instrumentos musicais dominantes, e é considerado por muitos como a  junção máxima da música eletrônica com o rock, pois diferente de outros  grupos de música eletrônica, os compositores de synth-pop (e também de  rock industrial) seguem o mesmo rítmo e atuação de uma "banda" comum de  rock, tendo os seus fãs devotos, lançando singles, albuns, se  apresentando ao vivo, e fazendo performances com os intrumentos padrões  de uma banda: guitarra, baixo, bateria, entre outros.
Kraftwerk  (da Alemanha) e Yellow Magic Orchestra (do Japão) são considerados os  pioneiros do estilo, porém o Synthpop á mais associado com o tempo entre  Anos 70 de começo dos Anos 80, quando os sintetizadores tornaram-se  mais práticos e acessíveis. O estilo se desenvolveu com músicos como  Gary Numan, Ultravox e Devo que empregaram o sintetizador como  instrumento principal. A estrutura das canções geralmente é bastante  relacionado com o movimento New Wave, produzida como as outras músicas  pop da época, ou seja, com melodias bem suaves, calmas, harmoniosas, e  por vezes alegres.
Atualmente tornou-se muito usado em música  gótica e música industrial, particularmente em EBM e futurepop, sendo o  primeiro é mais pesado e obscuro, enquanto no segundo as características  leves do New Wave são bem mais predominantes.
 
 

